Melhore a sua Comunicação: Terapia da Fala Online
Uma comunicação clara e eficaz pode abrir portas no ambiente profissional, fortalecer relações pessoais e aumentar a autoconfiança.
A queda acentuada de temperatura que se verifica em todos os invernos pode ter um forte impacto na saúde da população, especialmente da população mais idosa.
Hipotermia, queimaduras na pele, infeções e um aumento de dores crónicas são apenas alguns dos sintomas que aumentam exponencialmente à medida que a temperatura desce.
As infeções respiratórias aliadas à baixa imunidade, característica da população idosa, são uma das principais causas de internamento hospitalar nos meses mais frios.
É muito importante que o idoso não deixe de cuidar da saúde por ter receio de se deslocar aos hospitais nas alturas de grande afluência. Os tratamentos de medicina física e reabilitação (fisioterapia ou terapia da fala, por exemplo) devem ser mantidos, pois as consequências da interrupção são nefastas. A realização destes tratamentos pode ser feita no domicílio, com todo o conforto necessário. Em situações de doença, como gripes e resfriados, recomendamos uma consulta de clínica geral ao domicílio ou para situações menos agudas, uma videoconsulta.
Sabemos que nos meses de inverno os idosos têm mais tendência ao isolamento por se sentirem desconfortáveis nas saídas, o que pode levar a situações de carências, deixando de se alimentar como deveriam pois não saem tanto para fazer as compras, passam mais tempo na cama para se manterem aquecidos, descurando as tarefas diárias e, como consequência, comprometem a sua mobilidade.
Recorrer a um serviço de Apoio Domiciliário nesta altura mais crítica do ano, pode significar ter o apoio de uma Ajudante Familiar que o acompanhará nas atividades de vida diária, como a confeção das refeições, o auxílio na higiene pessoal, a gestão do ambiente doméstico, poderá também acompanhar o idoso a consultas ou num passeio a pé, de forma a que se mantenha ativo, bem como a promover a estimulação cognitiva, tratando-se de um serviço altamente especializado e personalizado.
Nas situações em que a mobilidade esteja comprometida, é fundamental recorrer adicionalmente à ajuda da Fisioterapia.
Na Fisiolar encontrará o serviço que necessita, seja apoio domiciliário, fisioterapia em casa ou uma consulta de nutrição, sempre adaptado às necessidades e rotinas do utente. Fale connosco, estamos aqui para ajudar.
Licenciada em Gerontologia, pela Escola Superior de Saúde de Bragança. Tem 15 anos de experiência em coordenação de equipas de cuidados de apoio domiciliário, bem como na realização de sessões de estimulação cognitiva e motora junto da população idosa.
Uma comunicação clara e eficaz pode abrir portas no ambiente profissional, fortalecer relações pessoais e aumentar a autoconfiança.