Fisiolar

Fisiolar_escolha-consumidor-24

Vantagens da Videoconsulta de Terapia da Fala

Sexta-feira, 17 Junho, 2022

Desde 2020, com os períodos de confinamento impostos, a população foi forçada a dar um salto tecnológico, para suprir as necessidades mais básicas, que até então não tinham muitos adeptos. Ir ao supermercado, à farmácia e até ao médico, está cada vez mais acessível através de plataformas online. Também o acesso à terapia da fala foi adaptado nesse período e tem vindo a ser melhorado desde então. Esta evolução permitiu que hoje em dia a sessão de Terapia da Fala por videoconsulta, seja uma opção cada vez mais procurada.

É então importante que surjam modelos terapêuticos, estruturados e eficazes que permitam aceder a sessões de terapia da fala com o mesmo rigor e profissionalismo existentes na prestação presencial.

A videoconsulta de terapia da fala é fornecida por um terapeuta da fala licenciado e certificado através de uma ligação vídeo segura, que permite o acesso ao terapeuta, independentemente da distância ou da situação.

Para além deste aspeto a sessão por teleconsulta acrescenta várias vantagens:

Acessibilidade à Terapia da Fala

Se pensarmos que nem todas as pessoas conseguem ter acesso à consulta de Terapia da Fala presencial e perdem a oportunidade de o fazer, a videoconsulta pode ser uma solução. Sabemos que a escassez de terapeutas em determinadas zonas do país é muitas vezes um fator que dificulta e chega a impossibilitar o tratamento de várias pessoas. Assim, a consulta online torna a terapia acessível à maioria da população, em vez de a apenas uma fatia da população.

Aumenta a Assiduidade

A terapia online é facilmente uma solução para desmarcações devido a sintomas de doença ligeiros, a mudança de cidade ou períodos de férias prolongados. Este fator embora pareça pontual, poderá ter muito impacto no sucesso da intervenção, pois esta é delineada de forma a ter a maior eficácia na frequência adequada.

Recursos Ilimitados

A Internet tem recursos infinitos apenas com um clique. Os Terapeutas da Fala têm acesso a estes recursos e podem selecionar os mais adequados à intervenção com cada indivíduo, tendo em conta os interesses de cada um, o que pode tornar cada sessão agradável e inspiradora.

A Fisiolar desenhou um modelo de intervenção que para além de permitir ao terapeuta o acesso a recursos ilimitados, oferece a possibilidade do terapeuta prescrever exercícios aos seus pacientes. As atividades ficam disponíveis na plataforma MyFisiolar e as crianças ou adultos que estão num processo terapêutico podem praticar em qualquer altura ou lugar as atividades selecionadas pelo seu próprio terapeuta.

Motivação em crianças

As crianças são naturalmente adeptas de jogos e diversão. Com tantos recursos disponíveis é mais fácil manter uma criança interessada, sem que se aperceba que está a realizar tarefas terapêuticas que vão contribuir para o sucesso da intervenção.

O modelo de intervenção por videoconsulta da Fisiolar baseia-se na gamificação da Terapia da Fala, de modo a combater o desinteresse que acontece na repetição das tarefas, muitas vezes existente na terapia convencional.

A alteração do modelo terapêutico pode ser a solução quando a adesão à terapia é um problema, principalmente em crianças e adolescentes.

Ambiente Familiar

O ambiente em que a sessão se realiza é privado e confortável para a pessoa. Este fator é altamente benéfico pois o desempenho aumenta, quando o ambiente proporciona bem-estar e calma.

Aumento da Flexibilidade

O dia-a-dia das pessoas já é naturalmente muito ocupado, sendo muitas vezes difícil conseguir encaixar a consulta de terapia da fala. Existem demasiadas prioridades para gerir e as sessões podem facilmente cair no esquecimento. O fato de ser online facilita também o reagendamento, caso seja necessário.

Redução dos tempos de espera

Com uma maior flexibilidade de horários, o tempo de espera para a primeira marcação e continuidade de intervenção é reduzido.

A teleconsulta de Terapia da Fala é o resultado da alteração das rotinas da sociedade e da adaptação aos dias que vivemos. Nesta era digital, sabemos que a atualização é constante, o que permite que surjam cada vez mais opções válidas e eficazes, também no acesso à Terapia da Fala.

Fontes:

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top