Fisiolar

Fisiolar_escolha-consumidor-24

Gamificação na Terapia da Fala

Terça-feira, 8 Novembro, 2022

A gamificação chegou à Terapia da Fala e veio para ficar. Todos os dias surgem novos termos e inovações, que prometem potenciar a produtividade e eficácia em diversas áreas do nosso quotidiano. As terapias e as ciências da saúde não são excepção e na era digital muitas são as mudanças que têm revolucionado as intervenções.

O que é a gamificação?

O termo gamificação leva-nos a pensar em jogos digitais, mas é mais do que a diversão de jogar. A gamificação consiste na utilização de elementos típicos de um jogo a outras áreas de atividade, com um objetivo específico. Um dos contextos com enorme potencial é o da aprendizagem e da aquisição terapêutica.

Neste novo conceito a ideia é imitar o formato dos jogos de vídeo, envolvendo o uso de estratégias de jogo como por exemplo: recompensas, barras de progresso, níveis, negociação de prémios, entre outros. Apesar da gamificação estar muito associada à motivação extrínseca (bónus, emblemas, pontuações), o seu sucesso surge da motivação intrínseca, ou seja, através da competição, curiosidade, cooperação, desafio e do maior envolvimento no processo evolutivo.

Como se aplica a gamificação na terapia da fala?

Desde sempre que o terapeuta da fala utiliza jogos, brincadeiras e atividades lúdicas pelas quais as crianças, jovens ou adultos manifestem interesse para trabalhar as dificuldades existentes. Com o passar do tempo e a evolução tecnológica, cada vez mais se joga em consolas, computadores, telemóveis e tablets, sendo natural a adaptação a estes materiais. Uma das vantagens é que os jogos digitais podem ser desenhados quase à medida da pessoa, o que torna a atividade mais desafiante e adequada aos objetivos que têm que ser trabalhados.

Através da aplicação da gamificação o processo terapêutico passa a ser um jogo contínuo em que existem “níveis”, ou seja, existem objetivos terapêuticos a atingir. Estes objetivos são definidos pelo terapeuta, com o envolvimento da criança ou adulto, de modo a promover um maior conhecimento dos seus objetivos pessoais e, consequentemente, um maior empenho e estímulo da curiosidade pelo “nível” seguinte, de forma consecutiva, até ao final de uma intervenção bem sucedida.

​​A nossa metodologia

A Fisiolar desenvolveu um método de intervenção inovador que revoluciona a Terapia da Fala Online. Através da aplicação de conceitos de gamificação, o terapeuta atribui recompensas a cada evolução promovendo assim a motivação em todo o processo, bem como o seu sucesso. Paralelamente é possibilitada a oportunidade de trabalhar autonomamente, fora do tempo da sessão de terapia da fala, através da realização de atividades personalizadas prescritas pelo terapeuta, de acordo com as necessidades existentes.

A Fisiolar promove a realização de rastreios gratuitos, que permitem identificar a necessidade de uma avaliação específica em terapia da fala.

Pode conhecer também as vantagens da videoconsulta de terapia da fala aqui.

Fontes

​Queirós, Ricardo. Gamificação no Ensino. https://www.ipp.pt/noticias/gamificacao-no-ensino

Henriques, Cátia Andreia Gourgel – “Brincar com os sons”: introdução dos TIC na terapia da fala [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. 07-11-2022] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/22265>.


Nishihara, Taiki,et al. “The Promise of Gamification in Addressing Health Challenges of the Modern World.” Impacts of Information Technology on Patient Care and Empowerment, edited by Roger W. McHaney, et al., IGI Global, 2020, pp. 100-108. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-0047-7.ch006

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top