Fisiolar

Os homens também têm tiroide

Sexta-feira, 23 Setembro, 2022

O título deste artigo serve de chamada de atenção para os homens, porque certos temas relacionados com a saúde são demasiadamente associados às mulheres, o que pode levar a um certo “descuido” na prevenção dos mesmos pelo sexo masculino. Sim, os homens também podem ter cancro da mama e também têm tiroide que deve ser vigiada.

Qualquer mulher em idade fértil quando vai fazer análises de rotina prescritas pelo médico tem sempre no rol pelo menos uma análise à tiroide, já os homens não… e porquê? Também não sei responder, mas vou aqui relatar uma história real de um homem a quem tardou em chegar o diagnóstico de uma patologia da tiroide.

O J. andava com tosse, sentia-se cansado e perdia peso, foi a uma urgência de um hospital privado onde lhe foi diagnosticada uma pneumonia atípica, receitaram-lhe antibiótico e anti-inflamatório mas a febre teimava em não passar. Da consulta de urgência foi encaminhado para uma consulta de acompanhamento na especialidade de Medicina Geral. A médica que o seguia mostrou preocupação, pois a pneumonia parecia resolvida, mas a perda de peso continuava e as análises revelavam sinais de infeção, pelo que o prognóstico poderia ser mais complicado e foram feitos mais exames, desta vez ao estômago e intestino. A ansiedade do J. era grande, com receio de que fosse algo de mau no intestino. Feitos os exames os resultados vieram normais, estava tudo bem. Mais análises e os valores de infeção pareciam estar a baixar.

O J. ficou mais descansado mas no entanto continuava a não se sentir em forma ...

Pelo contrário sentia-se um pouco deprimido e com a cabeça sempre a mil à hora. Entretanto, como andava com dores no ombro de uma lesão, o ortopedista pediu-lhe que fosse fazer uma ecografia. Foi neste exame que tudo começou pois a médica que realizava a eco disse-lhe que o ombro tinha uma lesão mas que o que a preocupava mesmo era a tiroide porque estava carregada de nódulos. Assim sendo novo embate, consulta de urgência na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, que o encaminha para cintigrafia de urgência e análises à tiroide, finalmente!

O diagnóstico não era bom, mas pelo menos depois de 4 meses havia uma explicação para a perda de peso e alteração de humor. Hipertiroidismo e doença de Graves – uma doença autoimune da tiroide e ainda um “nódulo frio” que só vai poder ser explorado através de uma biópsia quando os valores da tiroide estiverem estabilizados. Foi encaminhado para a especialidade de Endocrinologia e iniciou de imediato a medicação para regular o excesso de hormonas que estavam a ser produzidas, em conjunto com uma medicação para o coração, pois é muito comum haver patologias cardíacas associadas ai hipertiroidismo. Neste momento tem acompanhamento mensal nesta especialidade e está melhor, recuperou o peso perdido e lentamente os valores da tiroide vão começando a diminuir.

Tudo isto poderia ter sido antecipado quando fez um batalhão de análises pós-pneumonia em que nem uma análise à tiroide foi pedida, fica o alerta e na próxima consulta de rotina peça ao seu médico para fazer também esta análise.

Picture of Adriana Mesquita

Adriana Mesquita

"Contadora de estórias"

Numa taça misturo: um pouco da experiência da minha vida, com factos de outras tantas vidas, adiciono um punhado de emoções e levo tudo para uma folha de papel. No final acontece magia que partilho com quem me lê.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top