Fisiolar

Prevenção de Quedas em Idosos: Cuidados Redobrados no Outono

Sexta-feira, 22 Novembro, 2024

Com o processo natural de envelhecimento do organismo, experimentamos algumas alterações físicas que dificultam a nossa capacidade de mobilidade e equilíbrio. Estas alterações traduzem-se numa diminuição de vários indicadores de saúde, nomeadamente ao nível da visão, da força muscular  e do equilíbrio, que ficam comprometidos, levando muitas vezes a quedas na população idosa.

As quedas estão identificadas como um dos principais fatores de dependência na terceira idade e um dos fatores de risco para a mortalidade da pessoa idosa. É por isso de extrema importância a prevenção diária de quedas nesta população, especialmente no Outono/Inverno.

O que fazer para prevenir a queda?

  • A criação de ambientes seguros e a prática de estilos saudáveis ajudam a diminuir o risco de queda. Devem-se evitar superfícies escorregadias, tapetes soltos, escadas sem corrimão, calçado e roupas inadequadas, entre outros. 
  • O mobiliário de uso diário poderá apresentar um risco acrescido de queda como por exemplo, camas e cadeiras muito altas ou muito baixas e devem ser evitadas cadeiras sem apoio de braços. 
  • Devemos ter também em conta que alguma medicação tomada pela população sénior poderá aumentar o risco de queda, nomeadamente medicação indutora de sono.
  • O fortalecimento muscular e a manutenção da mobilidade são essenciais para prevenir o risco de quedas. A fisioterapia ao domicílio é uma grande aliada não só na reabilitação, mas também na prevenção de quedas ou outras lesões e deve ser encarada como uma das atividade regulares no dia a dia da população sénior.

As quedas acontecem tanto dentro como fora de casa e por isso recomendamos que exista um acompanhamento de um profissional que possa não só auxiliar a realizar a marcha em segurança numa saída mas também apoiar em atividades da vida diária dentro de casa.

Na Fisiolar encontrará o serviço de Apoio Domiciliário mais indicado para as necessidades do idoso, respeitando sempre os seus hábitos e rotinas. Seja para momentos de saída e passeios no exterior, conversação, companhia e estimulação cognitiva ou administração de medicação prescrita, com a Fisiolar terá um acompanhamento à sua medida, nos dias e horários que necessitar.

A Fisiolar tem também disponível um dispositivo eletrónico de monitorização e assistência que permite uma resposta rápida de socorro em caso de queda. Este dispositivo permite a deteção da queda em tempo real, sendo no imediato feita uma chamada para o call center especializado, de forma a dar o apoio necessário ao idoso.

Com apenas 35g e uma bateria com autonomia até 7 dias, este dispositivo oferece o conforto de estar acompanhado, onde quer que o idoso vá e onde quer que esteja, até mesmo no banho, um lugar bastante frequente para quedas. Resistente à água, este dispositivo permite, ao clicar no botão de pânico, acionar imediatamente uma resposta de emergência.

O seu sistema de GPS permite ainda saber a localização exata do utilizador a qualquer momento, gerando um alarme caso o dispositivo saia de uma zona geográfica pré-determinada.

Este dispositivo eletrónico de monitorização e assistência está incluído na oferta base do nosso serviço de Apoio Domiciliário.

Para saber mais informações e pedir a sua proposta de orçamento de Apoio Domiciliário sem compromisso clique aqui.

Picture of Tânia Barreira

Tânia Barreira

Licenciada em Gerontologia, pela Escola Superior de Saúde de Bragança. Tem 15 anos de experiência em coordenação de equipas de cuidados de apoio domiciliário, bem como na realização de sessões de estimulação cognitiva e motora junto da população idosa.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top