Fisiolar

Medos e Angústias no Regresso às Aulas

Quinta-feira, 12 Outubro, 2023

Com o início de um novo ano escolar, é normal e natural que surja alguma ansiedade por parte das crianças e dos pais.

É normal que, perante um novo ano letivo, esta ansiedade surja na forma de medo e angústia e desde que não comprometa a capacidade de adaptação e integração na escola, é perfeitamente natural e normal.

Se for um ano letivo de novos recomeços (nova escola, nova turma, novo professor) é ainda mais natural que os pais e alunos manifestem mais ansiedade.

Cabe, primeiramente aos pais, criarem uma boa expectativa sobre o novo ano. A criança precisa de sentir essa segurança.

A escola deve ser sempre um espaço de aprendizagem, mas também de brincadeira e por isso deve passar-se a segurança de que a criança vai gostar de lá estar.

Os pais devem explicar que, embora a família se divida durante o dia nos seus diferentes locais, escola e trabalho, todos estão a desempenhar um papel na sociedade e ao fim do dia, no regresso a casa, já estarão juntos novamente.

As despedidas devem ser rápidas e se necessário, a criança pode levar um boneco ou peluche de casa, para se sentir mais segura.

Já em casa, o espaço de partilha do dia deve ser fomentado. As crianças devem sentir-se ouvidas e acolhidas. Não devem ser julgadas ou ridicularizadas se falarem sobre temas que aos pais parecem pouco importantes. 

Após as primeiras semanas, a criança já deverá estar adaptada à nova rotina e preparada para acolher novos conhecimentos!

Picture of Bárbara Sebastião

Bárbara Sebastião

Psicóloga clínica, com especialização em neuropsicologia. Experiência com crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas áreas de avaliação, estimulação cognitiva e psicoterapia de apoio.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
*Por motivos que nos são alheios, as chamadas realizadas a partir da operadora DIGI estão a enfrentar dificuldades de ligação para os números fixos de algumas entidades, entre elas a Fisiolar. Caso enfrente essa mesma dificuldade, sugerimos a utilização de um dos outros meios de contacto disponíveis ou a realização da chamada a partir de uma operadora diferente.
Scroll to Top