Deixar o Velho para acolher o Novo
- Blog
Com o início do novo ano surgem as reflexões e balanço do ano anterior e as resoluções para o novo ano.
Prometemos a nós mesmos ser mais e melhores, mas por vezes estamos a propor-nos metas irreais ou não tão alcançáveis de forma imediata como gostaríamos, o que nos pode conduzir à frustração.
Este tipo de exercício, de reflexão e mudança, é algo que acontece frequentemente nas sessões de psicologia, se bem que nesse caso acontece em qualquer altura do ano.
No contexto da terapia, surgem inevitavelmente viagens entre o presente e o passado. Não podemos de facto entender e evoluir no presente, sem percebermos, aceitarmos e remediarmo-nos com o passado.
É nele que residem muitos dos nossos sonhos e frustrações. É nele que estão alojadas muitas das nossas âncoras, que permitem estabilidade, mas também muitas amarras que não nos deixam, muitas vezes inconscientemente, seguir em frente.
Na terapia com o psicólogo conseguimos descobrir e desbloquear as nossas amarras e mudar para melhor.
Podemos dizer que este é o maior objetivo da terapia. Refletir e evoluir. Ser melhor, ser mais feliz. Tal como os nossos desejos de Ano Novo!
Votos de um feliz 2023 a todos!
Bárbara Sebastião
Psicóloga clínica, com especialização em neuropsicologia. Experiência com crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas áreas de avaliação, estimulação cognitiva e psicoterapia de apoio.