Fisiolar

Apoio Domiciliário – Uma aposta no cuidado personalizado

Sexta-feira, 19 Julho, 2024

Os seres humanos são de uma forma geral pessoas de hábitos e rotinas e, quanto maior for a idade, mais vincado é esse traço de personalidade.

No que diz respeito à população sénior, quando os problemas de saúde começam a aparecer ou a capacidade de realizar as suas atividades de vida diária fica diminuída, inicia-se também a busca pela solução mais completa no que diz respeito aos apoios que poderão ter.

Assim, os cuidados domiciliários tornam-se a solução prioritária, quer ao nível dos cuidados de saúde, quer ao nível do acompanhamento em todas as atividades de vida diária. Nestes serviços é garantido o respeito pelos hábitos e rotinas do idoso, bem como o zelo por aquele que é o seu espaço.

Podemos desta forma enumerar algumas das vantagens em recorrer a serviços de Apoio Domiciliário:

  • Possibilidade de realização de serviços de reabilitação/convalescença no conforto do seu lar;
  • São comprovados os benefícios psicológicos de manutenção em domicílio em comparação com a institucionalização;
  • Sugestão de adequação do domicílio a nível estrutural tendo em conta o grau de dependência do utente;
  • Acesso a uma equipa multidisciplinar de profissionais, adequada à situação clínica e de dependência (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas da fala, nutricionistas, ajudantes familiares, entre outros);
  • Supervisão e auxílio em atividades de vida diária;
  • Acesso incondicional ao utente, por parte de familiares e amigos;
  • Cuidados totalmente personalizados e individualizados à medida do utente.

Todas estas caraterísticas, associadas à promoção da autonomia, capacidade funcional e independência do idoso, fazem com que se potencie uma recuperação mais rápida ou uma manutenção mais prolongada das capacidades instrumentais do utente.  

Picture of Tânia Barreira

Tânia Barreira

Licenciada em Gerontologia, pela Escola Superior de Saúde de Bragança. Tem 15 anos de experiência em coordenação de equipas de cuidados de apoio domiciliário, bem como na realização de sessões de estimulação cognitiva e motora junto da população idosa.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top