Fisiolar

Apoio Domiciliário – A tecnologia ao dispor da população sénior

Sexta-feira, 23 Agosto, 2024

Segurança é a palavra chave para quem tem um familiar idoso, ou em convalescença sozinho, durante algum momento do seu dia. É por isso bastante importante podermos utilizar as tecnologias disponíveis a favor da segurança desta população mais vulnerável.

São diversas as circunstâncias que podem representar um perigo para um utente em convalescença ou para um idoso, mesmo no seu ambiente habitual, como por exemplo:

  • Perigo de queda tanto em casa quanto na rua;
  • Perigo de desorientação no exterior;
  • Esquecimento da medicação prescrita dentro dos horários definidos;
    Esquecimentos de consultas, tratamentos ou outros compromissos pré-agendados.

A solução de teleassistência, não sendo uma novidade, vem colmatar algumas das necessidades identificadas, contudo, só por si não é um produto/serviço completo para garantir a segurança necessária ao utente.

Nesse sentido, existem no mercado dispositivos eletrónicos de monitorização e acompanhamento dos utentes em todas as suas atividades de via diária (AVD’s). Estes dispositivos permitem monitorizar o dia a dia dos utentes, possibilitando aos familiares estarem permanentemente informados acerca da rotina do utente.Os dispositivos eletrónicos de monitorização incluem:

  • Botão de emergência/pânico com ligação a uma central de atendimento que irá aferir as necessidades dos utentes;
    Sensores de queda, que emitem um alerta para os familiares;
  • GPS que fornece a localização em tempo real e que emitem alertas em caso de afastamento de zonas definidas ;
  • Central de atendimento para apoio em situações de solidão;

Pensando na qualidade dos nossos serviços, a Fisiolar oferece a todos os clientes de Apoio Domiciliário o serviço de monitorização e assistência (teleassistência).

Picture of Tânia Barreira

Tânia Barreira

Licenciada em Gerontologia, pela Escola Superior de Saúde de Bragança. Tem 15 anos de experiência em coordenação de equipas de cuidados de apoio domiciliário, bem como na realização de sessões de estimulação cognitiva e motora junto da população idosa.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top