Fisiolar

A importância das relações intergeracionais

Sexta-feira, 26 Julho, 2024

Todo o ser Humano tem necessidade de estabelecer e manter relações sociais, acontece ao longo de todo o ciclo de vida desde criança até à terceira idade.

As relações sociais desempenham por isso um papel vital na transmissão de valores culturais e de educação, dos quais os idosos assumem um papel preponderante. Passar conhecimento às gerações futuras torna-se assim uma das maiores riquezas dos nossos seniores.

Assim, as relações intergeracionais assumem especial importância e demonstram ter vários benefícios para ambas as partes. Auxiliam a reverter preconceitos sociais associados ao envelhecimento, produzem uma melhoria da qualidade de vida dos idosos e a longo prazo produzem efeitos na saúde e bem estar de todos os intervenientes.

Dia 26 de Julho é comemorado o Dia Internacional dos Avós de forma a homenagear aqueles que muitas vezes são um marco na educação e bem estar dos netos. Devemos neste dia recordar a importância de estabelecer e cultivar diariamente um relacionamento saudável com os nossos seniores e promover a interação dos mesmo com as gerações mais jovens

Picture of Tânia Barreira

Tânia Barreira

Licenciada em Gerontologia, pela Escola Superior de Saúde de Bragança. Tem 15 anos de experiência em coordenação de equipas de cuidados de apoio domiciliário, bem como na realização de sessões de estimulação cognitiva e motora junto da população idosa.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top