Fisiolar

Terapia da Fala em Português – Inglaterra

Sexta-feira, 9 Agosto, 2024

A Fisiolar entrevistou Inês, mãe do Manuel, que optou pela Terapia da Fala Online não só por viver em Inglaterra mas também pela praticidade, conforto e conveniência.  

Para além de melhorar a fala, esta é também uma forma de o Manuel ter contacto com a sua língua materna, o português. 

Veja o testemunho. 

Como conheceu a Fisiolar?

Conheci a Fisiolar, especificamente a terapeuta Tatiana, através de uma amiga.
Fiz o contacto através do Whatsapp e foi bastante fácil agilizar todo o processo.

Porque optou por experimentar a Terapia da Fala Online?

Obviamente por estarmos noutro país, mas mesmo que houvesse alguém aqui, toda a logística é difícil. É muito mais cansativo, nem se compara, trazer os miúdos da escola, ter que levar à terapia, estar no trânsito, estacionar. Mesmo para um miúdo, não há nada como estar ali a brincar, a fazer alguma coisa, vem ter 40/45 min de terapia, e quando a terapia acaba, volta à vida dele outra vez.

Noto que a terapia não é uma coisa que o cansa, o que acontece frequentemente com as atividades que os miúdos fazem nestas idades. Aliás, nós já deixamos certas atividades depois das aulas porque ele ficava cansado. Por exemplo, ele fazia ténis fora da escola e deixou de fazer porque ficava cansado, dizia mesmo que não queria ir e aqui ele nunca me disse que não quer falar com a terapeuta Tatiana.

Ele sabe que tem terapia, gosta de vir, noto que não lhe custa e isso é muito importante para mim.

O que acha do modelo de intervenção por videoconsulta da Fisiolar baseado na Gamificação?

Eu acho ótimo, especialmente os exercícios que são passados e certas técnicas que aprendi e faço com ele fora da terapia, noto que ajudam bastante.

Eu gosto imenso deste modelo de intervenção. Ele não sai da terapia cansado e isso para mim diz tudo, quer dizer que ele está a ser estimulado e está motivado.

Acha que este modelo de intervenção influencia a motivação e contribui para o sucesso da terapia?

Acho que sim, mas acho que também pode depender muito da criança. Não sei se este método se aplica a todas as crianças, se calhar há crianças que não conseguem estar em frente a um ecrã a falar. O Manuel adaptou-se, este modelo funciona muito bem com ele.

Eu não mudaria para o presencial, especialmente pelo tempo que não perco. Mesmo que estivesse em Portugal continuaria com o modelo online! Ele adaptou-se muito bem a este contexto.

Recomendaria o serviço de terapia da fala online da Fisiolar?

Totalmente. Aliás tenho uma amiga que já me perguntou várias vezes e eu tenho falado dos vossos serviços, também vive cá e a filha também tem algumas questões com a articulação.

Quais são as principais vantagens que identifica na Terapia da Fala online?

De um modo geral, o tempo que se perde a levar os miúdos, o cansaço das crianças ao estar a andar de um lado para o outro, especialmente no inverno, não é agradável e o online facilita bastante a este nível. Depois, a profissional, neste caso a terapeuta Tatiana, tem uma forma de lidar com ele que ajudou bastante e resultou muito bem.
Nas sessões online, o plano do programa é muito estruturado, o facto de terem o caderno com aqueles espaços iniciais onde definem os objetivos com os pais, darem o feedback no final da sessão, tudo isso é um fator importante para as crianças estarem motivadas e aderirem à terapia.

Eu sei que ter resultados é o objetivo mas eu tenho noção que isto é uma coisa que vai demorar o seu tempo e que é necessário ver a evolução ao longo do tempo. A adesão ao método e à situação para mim são mais importantes do que propriamente a rapidez com que ele atinge os objetivos e obtém resultados.

Eu sei que ele há de lá chegar e a terapia faz-lhe bem mesmo para ter contacto com a língua materna, acaba por ser mais uma hora por semana que acontece e sei que no futuro vai ser muito útil, é mais uma coisa que ele está a aprender e irá ajudá-lo a fazer-se entender em português.

Se ele está disponível e tem uma boa atitude perante a terapia é um indicador de que tudo está a correr bem.

Com o método inovador da Terapia da Fala Online da Fisiolar é possível fazer consultas de Terapia da Fala em português em qualquer parte do mundo, necessitando apenas de um dispositivo com ligação à internet. Saiba mais aqui.

Picture of Tatiana Filipa Lopes Freitas

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top