Fisiolar

Como planear férias com um familiar sénior

Sexta-feira, 6 Junho, 2025

À medida que se aproxima o Verão,  as famílias começam a programação para o tão ansiado momento das férias. Terminado o período escolar, muitas famílias optam por fazer as suas férias em destinos mais ou menos longínquos da sua residência, organizam-se para ficar com as crianças, mas deparam-se com uma questão: o que fazer com os nossos idosos? Será que tenho de cancelar as férias por ter um idoso dependente a meu cargo?

Não necessariamente. Tudo se resume à organização e programação antecipada de todos os momentos das férias.

A Fisiolar dispõe de Apoio Domiciliário com uma abrangência de âmbito nacional, continente e ilhas, o que permite que o seu familiar tenha acesso aos nossos cuidados de uma forma regular, em qualquer sítio. Na Fisiolar conseguimos garantir a continuidade das rotinas de cuidados ao idoso e a manutenção do plano de cuidados, muitas vezes imprescindível quando se trata de uma reabilitação.

O primeiro passo é perceber se o alojamento está adaptado às necessidades das pessoas dependentes. Os hotéis ou casas particulares terão de ter algumas adaptações de forma a possibilitar o cuidado de um idoso dependente. São exemplos disso, a existência de cadeiras de banho, barras de sanita, possibilidade de circulação de cadeira de rodas dentro do espaço e até o acesso à própria habitação (elevadores ou patamares com rampas de acesso).

Em seguida deve estabelecer-se um plano de cuidados, mantendo a rotina que o seu familiar tinha anteriormente. Os horários das refeições e medicação, bem como a manutenção do regime alimentar que o idoso habitualmente cumpre são de extrema importância.

Para as famílias que não planeiam ter cuidador durante o período das férias, é de extrema importância a programação de todas as atividades realizadas tendo em conta o idoso que as acompanha. Devem evitar-se saídas nos horários de maior calor, reforçar a proteção solar e escolher locais arejados, de forma a evitar a desidratação.

É também importante o familiar reunir-se com o cuidador habitual para perceber quais os cuidados específicos necessários ao nível da higiene, exercícios de estimulação e mobilidade, por exemplo. Dessa forma, caso surja alguma questão durante o período de férias, as famílias poderão sempre entrar em contato com o cuidador e esclarecer as questões que surjam.

Por fim, é também  importante planear o regresso à rotina. Caso a família tenha dispensado a presença do cuidador durante o período de férias, é sempre importante avisar com a devida antecedência qual a data de retorno de forma a retomar o apoio anteriormente prestado.

Poderão existir situações em que a família necessita de férias para usufruir de um período de “descanso do cuidador”. Para estas situações, a Fisiolar dispõe de serviços pontuais que poderão ser de até 24h diárias, de forma a cumprir com toda a rotina de cuidados que o idoso necessita e para que as famílias possam ir de férias descansadas.

Com a devida organização e o apoio adequado, é perfeitamente possível usufruir de um período de férias em família sem comprometer o bem-estar dos idosos. 

A chave está em planear com antecedência, adaptar o alojamento, manter as rotinas essenciais e contar com serviços especializados sempre que necessário. A Fisiolar está preparada para acompanhar cada etapa deste processo, garantindo a continuidade dos cuidados em qualquer local do país. Assim, tanto os idosos como os seus familiares podem viver este período com segurança, conforto e tranquilidade. 

Férias bem planeadas são férias para todos.

Picture of Tânia Barreira

Tânia Barreira

Licenciada em Gerontologia, pela Escola Superior de Saúde de Bragança. Tem 15 anos de experiência em coordenação de equipas de cuidados de apoio domiciliário, bem como na realização de sessões de estimulação cognitiva e motora junto da população idosa.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top