Terapia da Fala em Português – Lubango, Angola
- Blog
A Fisiolar entrevistou Mónica Gomes, mãe do Gabriel, que por viver numa zona com difícil acesso à Terapia da Fala em Português, decidiu experimentar o método online da Fisiolar.
A família vive na cidade do Lubango em Angola e afirma que a terapia online foi um sucesso!
Veja o testemunho.
Lembra-se como conheceu a Fisiolar?
Sim, a diretora da escola onde o Gabriel está, a Escola Portuguesa do Lubango, é que me falou da Fisiolar.
Todos sentíamos que o Gabriel precisava, e muito, de uma terapeuta da fala em língua portuguesa. Fizemos o contacto mas a expectativa era que não corresse tão bem pois o nosso sinal de internet nem sempre era bom, falhava algumas vezes.
Mesmo assim, apesar desses momentos, correu tudo bem e começámos a ver resultados.
Quais foram as principais vantagens em fazer terapia da fala online?
Começo por dizer que a experiência que tenho foi com a terapeuta Tatiana e não sei se funciona assim com todos, mas a terapeuta, na minha opinião, tem o dom de lidar com este tipo de crianças. Não é só a questão da terapia, porque havia dias em que o Gabriel se portava menos bem e a terapeuta conseguia sempre controlar. Isso é algo que é da própria terapeuta e o Gabriel começou a afeiçoar-se muito e começou a gostar da hora que vinha para aqui para falar com a terapeuta e fazer jogos.
Para nós que vivemos nestas zonas e especificamente aqui em Angola, onde não temos a possibilidade de ter a terapia presencial em português, de facto este método é muito bom e funciona.
Eu ainda me lembro que o Gabriel não conseguia de todo dizer os R’s, ele fazia tudo e não saía o som que era necessário e aos poucos começámos a ver o Gabriel a dizer alguns sons que não dizia.
A forma como a Fisiolar interage e os próprios conteúdos. O Gabriel adora fazer os jogos e muitas vezes pede para ligar o computador para ir fazer um jogo e isso só lhe faz bem.
Nós gostámos bastante e por isso é que depois de termos começado, não parámos, porque víamos de facto resultados e que a terapia online realmente funciona.
Que fatores acha que contribuíram mais para o sucesso da terapia online?
Eu acredito que os próprios conteúdos que a Fisiolar tem.
A plataforma, o facto de terem o material disponível e darem a possibilidade de nós consultarmos as vezes que são necessárias. Só não consultámos mais vezes porque não quisemos ou não tivemos tempo, porque não houve limitação do vosso lado e para mim isso é ótimo.
Depois, a parte pedagógica mesmo. Irem buscar jogos, adaptados a cada faixa etária, para ele foi mesmo muito bom, atraía a vontade dele de fazer a terapia.
Como classifica o modelo de intervenção por videoconsulta da Fisiolar baseado na Gamificação?
Se for de zero a dez, eu dou dez porque não tenho nada a apontar.
Só não dou dez ao sinal de internet que nós temos cá.
Em países que já tenham uma velocidade de internet melhor que a nossa, é sucesso garantido, não há porque não correr bem.
Notou que este método influenciou a motivação do Gabriel para a terapia?
Sim, mesmo a questão da leitura.
O Gabriel como tinha muitas dificuldades, não gostava de ler e já tinha na cabeça que não conseguia.
Hoje em dia, o Gabriel já pede para escrever e ler no computador.
A terapia online também despertou nele a questão da informática porque aqui as crianças não começam a trabalhar com o computador muito cedo.
O gostar de ler e escrever foi algo que foi este método que despertou.
Recomendaria o serviço de terapia da fala online da Fisiolar?
É recomendável sim e, com certeza que se souber de alguém que precise, vou recomendar.
E se houver alguma situação, eu vou sem dúvida recorrer à Fisiolar novamente.
Este testemunho vem reforçar que com o método inovador da Terapia da Fala Online da Fisiolar é possível fazer consultas de Terapia da Fala em português em qualquer parte do mundo com excelentes resultados.
A videoconsulta é realizada por um terapeuta da fala certificado, através de um dispositivo com ligação à internet, independentemente da distância ou da situação. Saiba mais aqui.
Tatiana Filipa Lopes Freitas
Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.