Fisiolar

Fisiolar_escolha-consumidor-24

Coxartrose e Gonartrose – Mais semelhanças que diferenças?

A Coxartrose é uma osteoartrose da anca, uma doença degenerativa das articulações (artrose) que afeta a articulação da anca. Por seu turno, a Gonartrose é uma osteoartrose do joelho. Tanto a Coxartrose quanto a Gonartrose são tipos de osteoartrose, que é a forma mais comum de artrite e envolve a degeneração da cartilagem nas articulações. 

Ambas desenvolvem-se gradualmente e estão frequentemente associadas ao envelhecimento, ao desgaste natural das articulações e a fatores genéticos. À medida que a cartilagem do joelho ou da anca se desgastam, os ossos podem começar a roçar um no outro, o que leva a uma diminuição da capacidade de absorção de choques e a um aumento do atrito entre os ossos, resultando em dor, rigidez e redução da mobilidade na articulação do joelho ou da anca.

Ambas as condições podem causar sintomas como dor, rigidez, inchaço, dificuldade de mobilidade, crepitação e fraqueza muscular nas áreas afetadas.

Os principais fatores de risco para ambas as condições incluem o envelhecimento, histórico familiar de osteoartrose, lesões articulares prévias, obesidade e uso excessivo da articulação ao longo do tempo.

O tratamento de ambas visa aliviar a dor, melhorar a função articular e a qualidade de vida do paciente. 

Embora a Coxartrose afete a articulação da anca e a Gonartrose afete a articulação do joelho, partilham muitas semelhanças em termos de sintomas, causas, tratamento e impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas.

Fisiolar

Fisiolar

Saúde ao Domicílio

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top