Fisiolar

Fisiolar_escolha-consumidor-24

O meu filho ainda não sabe ler…

Sexta-feira, 1 Julho, 2022

Se tudo correr como esperado, as crianças adquirem a capacidade de ler durante o primeiro ano de escolaridade. Mas nem sempre isso acontece e pode ter impacto tanto no desempenho escolar, como na autoestima do seu filho. As crianças que não conseguem acompanhar o grupo de colegas nas aprendizagem tendem a demonstrar a sua frustração de maneiras distintas. Algumas isolam-se dos restantes colegas por não se sentirem integradas, outras demonstram um comportamento mais desadequado dentro da sala de aula, outras desinvestem nas tarefas escolares por sentirem dificuldade e terem receio de não as conseguir concretizar.

Mas o que é que pode ter acontecido para que o seu filho não tenha adquirido as competências expectáveis?

Vários fatores podem influenciar o timing da aprendizagem da leitura e da escrita. A criança poderia ainda não estar preparada para ingressar no 1º ano, algumas precisam de brincar mais um ano e não há nada de errado com isso, não tenha pressa que entre no ensino básico, respeite o timing da criança.

No entanto, pode ser difícil distinguir o que é um ritmo de aprendizagem diferente em algumas matérias, de uma dificuldade de aprendizagem que necessite de acompanhamento. Para melhor perceber quais podem ser estas alterações veja o artigo sobre dificuldades de aprendizagem. E por via das dúvidas a prevenção será o melhor caminho.

Tal como prepara a mala da escola de véspera, pode preparar o seu filho para o ano seguinte!

O que devem levar na mala? - Pré-requisitos para a aquisição de leitura e escrita

  • Capacidades Emocionais – que me deem confiança para saber que vou fazer coisas difíceis, mas que vou conseguir ao meu ritmo.
  • Comportamento Ajustado – é certo que todas as crianças têm as suas rebeldias, no entanto é importante que aprendam a distinguir o que é certo e errado, no seu comportamento.
  • Competências de Memória, Atenção e Concentração – são fundamentais para que novos conhecimentos sejam adquiridos, de forma a que consigam absorver e integrar as informações.
  • Competências Linguísticas – para além de um discurso fluído, é importante que a capacidade de brincar com os sons esteja presente, de modo a facilitar a associação do som à letra.

Onde encontro esses materiais escolares? - Dicas para estimulação em família

Livros: são simples, divertidos e servem também como momento de lazer e interação entre pais e filhos.

Emoções e Comportamentos:

Primeiras leituras:

Jogos de Palavras: porque a conversação é a estimulação mais rápida e acessível que podemos dar.

  • Eu digo um animal e tu dizes outro, mas lembra-te que não podemos repetir!
  • Eu vou dizer palavras que começam por PA (pato, pássaro). Agora és tu, diz uma que comece por CA.
  • Se disser estes bocadinhos SA-PA-TO, que palavra fica? Sapato! Agora és tu, diz bocadinhos para eu descobrir a palavra.
  • E rimas ? Vou dizer uma palavra que rime com Mão … Balão. Encontras mais palavras com esta rima?
  • E palavras que comecem igual a Dado? Dália. E igual a Mola?

Os desafios vão estar sempre presentes no crescimento dos nossos filhos e uns serão mais fáceis do que outros. Para os pais pode ser um desafio vê-los a lutar e em conflito com eles próprios, mas fazermos o que está ao nosso alcance já é uma ajuda e como pode ver não é assim tão difícil.

Caso surjam preocupações maiores pode também optar por tirar dúvidas, pedir aconselhamento e realizar o despiste de dificuldades recorrendo a um rastreio de Terapia da Fala.

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top