Como Lidar com Ataques de Pânico
O ataque de pânico é uma resposta com grande expressão reativa do sistema nervoso, perante uma exposição a grande stresse, ansiedade e/ou trauma.
Em muitas casas, as épocas festivas são sinónimo de convívio com a família e amigos, de partilha de momentos e de fortalecimento de laços.
À medida que todos crescem, envelhecem e os tempos evoluem, as formas e estilos de comunicação alteram-se, principalmente quando esses momentos acontecem com pessoas de diferentes gerações. No entanto, o facto destas interações acontecerem de forma diferente não é necessariamente pior ou menos encantadora e prazerosa.
Se considerarmos que as crianças, os jovens e os seniores têm interesses e gostos diferentes provavelmente não terão muitos pontos em comum, mas o entretenimento e a partilha de conhecimento enriquecem qualquer um em qualquer idade.
Inspire-se com as nossas dicas de atividades:
Quando comunicamos com pessoas mais velhas devemos ter em atenção as fragilidades que a idade traz ao nível da audição, visão e do próprio raciocínio.
Utilize as seguintes estratégias para facilitar estes momentos de comunicação:
Lembre-se que é importante adaptar a sua abordagem de acordo com as necessidades e preferências individuais de cada família e escute atentamente para estar aberto à comunicação bidirecional.
Aproveite as épocas festivas para estar mais presente e fomentar os laços entre a sua família.
Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.
O ataque de pânico é uma resposta com grande expressão reativa do sistema nervoso, perante uma exposição a grande stresse, ansiedade e/ou trauma.