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Aprender a Ler e Escrever

Sexta-feira, 16 Setembro, 2022

O João tem 6 anos, está motivado para mudar de escola e ir aprender a ler e escrever, como acontece nesta fase está curioso com as letras e as palavras. Quer ser como os amigos mais velhos que conseguem ler os livros ou ler as placas na estrada quando viaja com os pais. Prevendo o futuro vai ser como na imagem “APRENDER A LER”.

Nota: Processo em escolas que apliquem metodologias de aprendizagem de leitura ascendentes – aquisição da letra para a palavra.
Em apenas alguns meses o João vai dar estes passos, aprender uma coisa nova e como acontece quando alcançamos um objetivo que queremos muito, vai valorizar-se, sentir-se crescido e aumentar a sua autoestima. Mas com tanta coisa que o 1º ano exige é normal e saudável que existam tarefas mais desafiantes. 

Este ano será o ano do Treino, Persistência e Acolhimento da Frustração.

  • Treino: para esta aquisição é fundamental realizar as atividades as vezes que forem necessárias, para aprender cada uma das etapas. Se precisar de mais tempo a explorar determinada letra ou aprender a juntar letras, não há problema, este ano é mesmo para isso.

  • Persistência: Inevitavelmente nem sempre vai ser fácil e o erro vai existir. O importante é conseguir motivar o João a continuar e dar-lhe confiança para tentar de novo.

  • Acolhimento da Frustração: Aprender a lidar com o erro e o desafio faz parte no crescimento e desenvolvimento, mostrar que esse sentimento existe e que faz parte de todos nós, ajuda a ultrapassá-lo e a continuar o processo.

No 1º ano o João aprende muito mais que a leitura e a escrita, aprende a ser um aluno. É neste ano que o João se autodefine enquanto aluno e como se verá nos anos seguintes. Queremos que se veja como um aluno confiante e persistente, que vai conseguir alcançar os seus objetivos, sejam eles mais fáceis ou mais difíceis de atingir, demorem mais ou menos tempo.

Não sabemos à partida se o João vai ter mais ou menos desafios, mas podemos ajudá-lo a ultrapassá-los com algumas estratégias:

  • O professor será o seu melhor aliado: Pode sempre pedir feedback e perguntar como pode ajudar em casa quando nota que há uma atividade mais complexa;
  • Atitudes positivas: Mostrar que está orgulhoso e que valoriza não só as respostas corretas mas também o esforço e empenho que é feito, pode fazer a diferença.
  • Não punir: Quando obrigamos a escrever mais linhas de letras porque errou, ou dizemos “mas já te expliquei isso” não estamos a aceitar o erro da criança, que naturalmente vai surgir muitas vezes neste ano. Podemos sim motivar e dizer que sabemos que consegue fazer melhor, ou que pode ver como fez anteriormente e tentar de novo. Se não souber não há mal,a criança está a aprender! E quem tem a resposta é o adulto, podemos dar a resposta depois de ter tentado achá-la nos trabalhos anteriores.
  • Não há trabalho fora da escola, para além do recomendado pelo professor… há brincadeira. 

Exemplos de brincadeiras!

  • Ler um livro e identificar letras ou sílabas.
    – Aponta a letra B? e a sílaba TA? Agora és tu, o que tenho que apontar?
    – Vamos ler aos bocadinhos, eu leio o primeiro e tu o segundo … BO … TA! Boa, somos uma bela equipa!

No primeiro ano, respeitar o timing do João é fundamental, respeitar o erro é fundamental e estar atento para atuar caso exista uma tarefa que seja verdadeiramente exigente também. Quando a dificuldade surge, e caso não seja ultrapassada com o acompanhamento do professor, só falta pedir ajuda e procurar apoio junto de um profissional de saúde, psicólogo e/ou terapeuta da fala.

Pode ver também os pré-requisitos para aquisição de leitura e escrita aqui

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
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