Sintomas da Afasia
- Blog
Junho é o mês...? O mês da afasia!
Aposto que o seu cérebro o levou a pensar que a resposta seria Santos Populares. Mas nem sempre é fácil dar essa resposta e muitas vezes é por causa da afasia. Por definição, a afasia é uma perturbação de comunicação que compromete as competências de linguagem. A afasia afeta a participação e interação da pessoa, nas suas comunicações mais básicas.
Esta perturbação é adquirida após uma lesão cerebral, ou seja depois de um evento neurológico, como por exemplo o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos casos em que a afasia surge devido a uma doença degenerativa estamos perante outro tipo de afasia, a Afasia Progressiva Primária (APP).
As pessoas com afasia podem manifestar uma diversidade de sintomas que se traduzem em diferentes níveis de gravidade, tendo em conta a sua capacidade linguística, a incapacidade comunicativa que a afasia lhes provoca, a localização e a extensão da lesão neurológica.
Sintomas da afasia
A afasia pode então afetar vários aspetos e apresentar os seguintes sintomas:
Expressão: fica mais difícil falar, por se dizerem palavras erradas, ou trocarem sons, ou terem um discurso impercetível. Do mesmo modo com que o leitor fez a ligação aos Santos Populares, uma pessoa com afasia poderia estabelecer a mesma ligação e querer dizê-lo, mas não o conseguir expressar.
Compreensão: entender aquilo que lhe é dito pode ser um desafio. Quando viajamos para um país estrangeiro e não conhecemos a língua daquele país, sentimos dificuldade em comunicar, pela incapacidade em descodificar o que nos é dito. No entanto conseguimos ouvir o que nos dizem, saberíamos o que dizer, caso tivéssemos compreendido a frase, mas torna-se praticamente impossível, se não tivermos outros recursos. O mesmo poderá ser sentido pela pessoa com afasia quando ouve a sua língua materna.
Leitura e Escrita: estas capacidades podem sofrer alterações e impactar a autonomia da pessoa com afasia.
Gestos: a forma como a pessoa descodifica o significado de um gesto ou a capacidade que tem em fazê-lo pode estar afetada.
Conclusão
É importante salientar que a intelectualidade da pessoa não é afetada diretamente pela afasia, no entanto em alguns casos podem estar associadas alterações de processos cognitivos, como por exemplo dificuldades de memória ou atenção, que prejudiquem também a capacidade comunicativa.
A afasia tem um impacto significativo na vida da pessoa que a adquiriu, bem como nas suas atividades diárias, no trabalho, nas relações sociais e até na inclusão na comunidade, onde sempre se sentiu integrado. Com o objetivo de minimizar o impacto da afasia é importante o acompanhamento por profissionais experientes nesta área, como o Terapeuta da Fala e o Neuropsicólogo, aos quais pode aceder através da Fisiolar.
Para mais informações sobre a avaliação neuropsicológica leia aqui o nosso artigo.
Agora já sabe: Junho é o mês da Afasia, da sua sensibilização e do envolvimento da comunidade nesta condição, que é difícil, mas que será mais fácil quanto mais despertos e conscientes formos na comunicação com os outros.
Fontes Bibliográficas
- Instituto Português da Afasia (n.d.). https://ipafasia.pt/afasia/
- American Speech-Language-Hearing Association (n.d.). https://www.asha.org/practice-portal/clinical-topics/aphasia/
Tatiana Filipa Lopes Freitas
Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.