Fisiolar

Fisiolar_escolha-consumidor-24

A importância do rastreio de Terapia da Fala

Sexta-feira, 10 Junho, 2022

Muitas vezes surgem dúvidas sobre o desenvolvimento da criança, será que já devia contar histórias, será que deveria dizer o som “L”, será que era suposto ler frases? O rastreio de Terapia da Fala é um processo rápido, de cerca de 15 minutos, e eficaz. Permite que o Terapeuta da Fala realize o despiste de sinais de alerta, que sejam sugestivos de alterações. Este processo é útil para a promoção da intervenção precoce.

Em fases de desenvolvimento da criança, todos os dias surgem novas capacidades e desafios gradualmente mais exigentes. Desta forma, é importante que a criança mantenha um ritmo fluido de aquisições, respeitando o que é o seu próprio timing e capacidade. Todas são únicas e têm a sua própria capacidade de adquirir e desenvolver o conhecimento, no entanto existem etapas que devem ser cumpridas dentro da sua faixa etária.

Quem está capacitado para realizar rastreio de Terapia da Fala?

O terapeuta da fala é o profissional de saúde capacitado para realizar o despiste de alterações ao nível da comunicação, linguagem oral e escrita, fala e dificuldades de alimentação. O rastreio permite que o terapeuta perceba que áreas devem ser avaliadas posteriormente numa primeira consulta, tendo em conta os sinais e sintomas mostrados no momento do rastreio.

Este primeiro passo permite que se tirem as dúvidas relativamente ao desenvolvimento da criança. No final do rastreio o terapeuta consegue distinguir o que são dificuldades, de apenas características inerentes à fase de desenvolvimento.

Este rastreio, será o primeiro passo para a intervenção precoce que é, muitas vezes, o segredo do sucesso terapêutico. Quanto mais cedo identificamos as dificuldades, mais oportunidades temos de as diminuir e evitar a sua evolução negativa. 

A terapia online é facilmente uma solução para desmarcações devido a sintomas de doença ligeiros, a mudança de cidade ou períodos de férias prolongados. Este fator embora pareça pontual, poderá ter muito impacto no sucesso da intervenção, pois esta é delineada de forma a ter a maior eficácia na frequência adequada.

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Tatiana Filipa Lopes Freitas

Terapeuta da Fala da Fisiolar, licenciada pela Escola de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Trabalha com adultos e crianças com perturbações em diferentes áreas de intervenção: comunicação, linguagem oral e escrita, fala, motricidade orofacial e deglutição.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top