Melhore a sua Comunicação: Terapia da Fala Online
Uma comunicação clara e eficaz pode abrir portas no ambiente profissional, fortalecer relações pessoais e aumentar a autoconfiança.
O autoexame da mama tem como objetivo fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
[Cerca de 80% dos casos dos cancros da mama são descobertos pelas próprias mulheres, graças ao autoexame]
Quando deve fazer o autoexame da mama?
A recomendação é de que, a partir dos 21 anos, todas as mulheres devem realizar o autoexame mensalmente. Não deve ser realizado durante o período menstrual uma vez que pode existir desconforto e alterações características desta fase do ciclo. O ideal é iniciar após o 7º dia do início da menstruação.
Nas mulheres que não menstruam a recomendação é que façam o exame mensalmente sempre no mesmo dia.
Como devo fazer o autoexame da mama?
Em primeiro lugar deve observar, e comparar, as mamas mensalmente. Coloque-se em frente ao espelho e observe as suas mamas.
Palpação da mama e das axilas
Faça a palpação deitada ou em pé, tente escolher sempre a mesma posição para que a comparação seja mais fácil. Exerça pressão com as pontas dos dedos, indicador, médio e anelar.
Faça uma palpação metódica e completa de cada mama, com movimentos circulares sempre no mesmo sentido, por exemplo no sentido dos ponteiros do relógio. Faça também a palpação das duas axilas.
[1% dos casos de cancro da mama são em homens]
Exames complementares
O autoexame da mama não substitui a realização de exames de imagem como a mamografia ou a ecografia mamária, sendo que a ecografia deve ser realizada entre os 35 e os 40 anos e cabe ao radiologista recomendar a realização da mamografia.
Entre os 40 e os 50 anos, as mulheres devem fazer uma mamografia anual ou a cada dois anos. A mamografia é o exame de 1ª linha e a ecografia deve ser realizada como complemento da mamografia.
Saúde e Apoio Domiciliário
Uma comunicação clara e eficaz pode abrir portas no ambiente profissional, fortalecer relações pessoais e aumentar a autoconfiança.