Fisiolar

Fisiolar_escolha-consumidor-24

A Importância do Sono para a Saúde Mental

Quinta-feira, 31 Agosto, 2023

Quantas vezes, durante o dia, nos sentimos mais irritados, stressados, com lapsos de memória ou até mais abatidos? Uma das causas mais frequentes para estes sintomas é a falta de uma noite de sono com qualidade.

O sono é reparador e fundamental para o nosso bem-estar geral, mas, como nos tira tempo, que é cada vez mais escasso, temos tendência a dormir menos horas, para aproveitar para fazer outras atividades.

Se não dormimos bem, sentimo-nos mais cansados durante o dia, mal-humorados e com maior dificuldade em tomar decisões, ficando mais propensos a ter problemas de saúde.

O sono tem uma importância vital para a nossa saúde mental, pois quando dormimos bem temos tendência a dar mais ênfase às emoções positivas e menos às emoções negativas, permitindo assim uma menor tendência para apresentar transtornos mentais.

Estudos indicam, inclusive, que dormir mal conduz a perturbações como a depressão, a ansiedade e o stresse.

Se se debate diariamente com noites de sono não reparadoras, certifique-se de que está a dormir num ambiente silencioso e que está relaxado, sem recurso a ecrãs, auriculares ou outros, antes de dormir. Privilegie o exercício físico e uma alimentação saudável.

Na prática clínica surgem muitas pessoas que se automedicam com comprimidos para dormir, recomendados por amigos ou familiares. É importante não se auto medicar com medicação para dormir, consultando um médico que o possa aconselhar sobre o que deve tomar e que hábitos deve adotar para dormir melhor.

Bárbara Sebastião

Bárbara Sebastião

Psicóloga clínica, com especialização em neuropsicologia. Experiência com crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas áreas de avaliação, estimulação cognitiva e psicoterapia de apoio.

Porquê deslocar-se, se vamos ter consigo?

Uma experiência verdadeiramente conveniente e diferenciadora.
Scroll to Top