A disfagia é uma perturbação da deglutição, que pode ser provocada por doenças neurológicas ou neuromusculares e ainda por alterações obstrutivas. Caracteriza-se pela ocorrência de dor ou incapacidade ao engolir, como resultado de uma alteração na transferência do bolo alimentar da cavidade oral para o esófago. Pode surgir em qualquer idade, mas é mais frequente na terceira idade, uma vez que o envelhecimento é um factor de risco para a disfagia. As principais preocupações nestes pacientes são a perda de peso e desnutrição/desidratação, o engasgamento e as infecções respiratórias, que podem ocorrer caso os alimentos passem para as vias aéreas.