Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é responsável pelo o diagnóstico, gestão e tratamento de indivíduos com incapacidades ao nível da linguagem, articulação, fluência, voz, mastigação ou deglutição. A Terapia da Fala é aplicada em crianças, jovens, adultos e idosos. Os adultos geralmente podem necessitar de terapia da fala após um acidente vascular cerebral ou episódio traumático que altere a sua capacidade de usar a linguagem. Nas crianças, geralmente pretende-se atingir determinadas metas decorrentes de atrasos no seu desenvolvimento. Algumas crianças precisam de ajuda apenas com a linguagem, outras com a mecânica da fala e algumas necessitam todo o tipo de ajuda na melhoria do seu discurso.

Apraxia da fala

A Apraxia é um distúrbio motor da fala. O individuo com apraxia tem problemas em pronunciar sons, sílabas e palavras, não derivados de fraqueza muscular ou paralisia. O cérebro apresenta problemas de planeamento para mover as partes do corpo (por exemplo , lábios, mandíbula , língua ) necessários para o discurso. O individuo sabe o que quer dizer, mas o seu cérebro tem dificuldade em coordenar os movimentos musculares necessárias para dizer essas palavras. A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer idade e faz com que a pessoa perca a capacidade da fala que tinha antes. Já a apraxia de desenvolvimento está presente desde o nascimento e afeta a capacidade da criança para formar sons e palavras.

Disfagia

A disfagia é uma perturbação da deglutição, que pode ser provocada por doenças neurológicas ou neuromusculares e ainda por alterações obstrutivas. Caracteriza-se pela ocorrência de dor ou incapacidade ao engolir, como resultado de uma alteração na transferência do bolo alimentar da cavidade oral para o esófago. Pode surgir em qualquer idade, mas é mais frequente na terceira idade, uma vez que o envelhecimento é um factor de risco para a disfagia. As principais preocupações nestes pacientes são a perda de peso e desnutrição/desidratação, o engasgamento e as infecções respiratórias, que podem ocorrer caso os alimentos passem para as vias aéreas.

Apraxia da fala

A Afasia é uma perturbação da linguagem que ocorre em consequência de uma lesão cerebral (p.ex. AVC, tumor, doença degenerativa, doença traumática, etc) e da disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e núcleos da base, ou das vias de substância branca que os ligam, resultando na dificuldade do paciente em se expressar verbalmente e compreender o que lhe é dito, podendo ainda afectar a leitura e escrita.