Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

O meu filho ainda não sabe ler...

Se tudo correr como esperado, as crianças adquirem a capacidade de lerem durante o primeiro ano de escolaridade. Mas nem sempre isso acontece e pode ter impacto tanto no desempenho escolar, como na autoestima do seu filho. As crianças que não conseguem acompanhar o grupo de colegas nas aprendizagem tendem a demonstrar a sua frustração de maneiras distintas. Algumas isolam-se dos restantes colegas por não se sentirem integradas, outras demonstram um comportamento mais desadequado dentro da sala de aula, outras desinvestem nas tarefas escolares por sentirem dificuldade e terem receio de não as conseguir concretizar.

Mas o que é que pode ter acontecido para que o seu filho não tenha adquirido as competências expectáveis?

Vários fatores podem influenciar o timing da aprendizagem da leitura e da escrita. A criança poderia ainda não estar preparada para ingressar no 1º ano, algumas precisam de brincar mais um ano e não há nada de errado com isso, não tenha pressa que entre no ensino básico, respeite o timing da criança.
No entanto, pode ser difícil distinguir o que é um ritmo de aprendizagem diferente em algumas matérias, de uma dificuldade de aprendizagem que necessite de acompanhamento. Para melhor perceber quais podem ser estas alterações veja o artigo sobre dificuldades de aprendizagem. E por via das dúvidas a prevenção será o melhor caminho.

Tal como prepara a mala da escola de véspera, pode preparar o seu filho para o ano seguinte!

O que devem levar na mala? - Pré-requisitos para a aquisição de leitura e escrita

  • Capacidades Emocionais - que me deem confiança para saber que vou fazer coisas difíceis, mas que vou conseguir ao meu ritmo.
  • Comportamento Ajustado - é certo que todas as crianças têm as suas rebeldias, no entanto é importante que aprendam a distinguir o que é certo e errado, no seu comportamento.
  • Competências de Memória, Atenção e Concentração - são fundamentais para que novos conhecimentos sejam adquiridos, de forma a que consigam absorver e integrar as informações.
  • Competências Linguísticas - para além de um discurso fluído, é importante que a capacidade de brincar com os sons esteja presente, de modo a facilitar a associação do som à letra.

Onde encontro esses materiais escolares? - Dicas para estimulação em família

  • Jogos de Palavras: porque a conversação é a estimulação mais rápida e acessível que podemos dar.
    • Eu digo um animal e tu dizes outro, mas lembra-te que não podemos repetir!
    • Eu vou dizer palavras que começam por PA (pato, pássaro). Agora és tu, diz uma que comece por CA.
    • Se disser estes bocadinhos SA-PA-TO, que palavra fica? Sapato! Agora és tu, diz bocadinhos para eu descobrir a palavra.
    • E rimas ? Vou dizer uma palavra que rime com Mão … Balão. Encontras mais palavras com esta rima?
    • E palavras que comecem igual a Dado? Dália. E igual a Mola?

Os desafios vão estar sempre presentes no crescimento dos nossos filhos e uns serão mais fáceis do que outros. Para os pais pode ser um desafio vê-los a lutar e em conflito com eles próprios, mas fazermos o que está ao nosso alcance já é uma ajuda e como pode ver não é assim tão difícil.

Caso surjam preocupações maiores pode também optar por tirar dúvidas, pedir aconselhamento e realizar o despiste de dificuldades recorrendo a um rastreio de Terapia da Fala.

Classifique este blog:
13
Sintomas da Afasia
Festivais de verão com segurança

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.