Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

Aprender a Ler e Escrever

O João tem 6 anos, está motivado para mudar de escola e ir aprender a ler, como acontece nesta fase está curioso com as letras e as palavras. Quer ser como os amigos mais velhos que conseguem ler os livros ou ler as placas na estrada quando viaja com os pais. Prevendo o futuro vai ser como na imagem "APRENDER A LER".

Nota: Processo em escolas que apliquem metodologias de aprendizagem de leitura ascendentes - aquisição da letra para a palavra.
Em apenas alguns meses o João vai dar estes passos, aprender uma coisa nova e como acontece quando alcançamos um objetivo que queremos muito, vai valorizar-se, sentir-se crescido e aumentar a sua autoestima. Mas com tanta coisa que o 1º ano exige é normal e saudável que existam tarefas mais desafiantes. Este ano será o ano do Treino, Persistência e Acolhimento da Frustração.


  • Treino: para esta aquisição é fundamental realizar as atividades as vezes que forem necessárias, para aprender cada uma das etapas. Se precisar de mais tempo a explorar determinada letra ou aprender a juntar letras, não há problema, este ano é mesmo para isso.

  • Persistência: Inevitavelmente nem sempre vai ser fácil e o erro vai existir. O importante é conseguir motivar o João a continuar e dar-lhe confiança para tentar de novo.

  • Acolhimento da Frustração: Aprender a lidar com o erro e o desafio faz parte no crescimento e desenvolvimento, mostrar que esse sentimento existe e que faz parte de todos nós, ajuda a ultrapassá-lo e a continuar o processo.

No 1º ano o João aprende muito mais que a leitura e a escrita, aprende a ser um aluno. É neste ano que o João se autodefine enquanto aluno e como se verá nos anos seguintes. Queremos que se veja como um aluno confiante e persistente, que vai conseguir alcançar os seus objetivos, sejam eles mais fáceis ou mais difíceis de atingir, demorem mais ou menos tempo.

Não sabemos à partida se o João vai ter mais ou menos desafios, mas podemos ajudá-lo a ultrapassá-los com algumas estratégias:

  • O professor será o seu melhor aliado: Pode sempre pedir feedback e perguntar como pode ajudar em casa quando nota que há uma atividade mais complexa;
  • Atitudes positivas: Mostrar que está orgulhoso e que valoriza não só as respostas corretas mas também o esforço e empenho que é feito, pode fazer a diferença.
  • Não punir: Quando obrigamos a escrever mais linhas de letras porque errou, ou dizemos "mas já te expliquei isso'' não estamos a aceitar o erro da criança, que naturalmente vai surgir muitas vezes neste ano. Podemos sim motivar e dizer que sabemos que consegue fazer melhor, ou que pode ver como fez anteriormente e tentar de novo. Se não souber não há mal,a criança está a aprender! E quem tem a resposta é o adulto, podemos dar a resposta depois de ter tentado achá-la nos trabalhos anteriores.
  • Não há trabalho fora da escola, para além do recomendado pelo professor... há brincadeira. 

Exemplos de brincadeiras!

  • Ler um livro e identificar letras ou sílabas.
    - Aponta a letra B? e a sílaba TA? Agora és tu, o que tenho que apontar?
    - Vamos ler aos bocadinhos, eu leio o primeiro e tu o segundo ... BO … TA! Boa, somos uma bela equipa!

No primeiro ano, respeitar o timing do João é fundamental, respeitar o erro é fundamental e estar atento para atuar caso exista uma tarefa que seja verdadeiramente exigente também. Quando a dificuldade surge, e caso não seja ultrapassada com o acompanhamento do professor, só falta pedir ajuda e procurar apoio junto de um profissional de saúde, psicólogo e/ou terapeuta da fala.

Pode ver também os pré-requisitos para aquisição de leitura e escrita aqui


Classifique este blog:
10
O dia em que ela desistiu de viver
Os homens também têm tiroide

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.