Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

Sintomas da Afasia

Junho é o mês...? O mês da afasia

Aposto que o seu cérebro o levou a pensar que a resposta seria Santos Populares. Mas nem sempre é fácil dar essa resposta e muitas vezes é por causa da afasia.

Por definição, a afasia é uma perturbação de comunicação que compromete as competências de linguagem. A afasia afeta a participação e interação da pessoa, nas suas comunicações mais básicas.

Esta perturbação é adquirida após uma lesão cerebral, ou seja depois de um evento neurológico, como por exemplo o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos casos em que a afasia surge devido a uma doença degenerativa estamos perante outro tipo de afasia, a Afasia Progressiva Primária (APP).

As pessoas com afasia podem manifestar uma diversidade de sintomas que se traduzem em diferentes níveis de gravidade, tendo em conta a sua capacidade linguística, a incapacidade comunicativa que a afasia lhes provoca, a localização e a extensão da lesão neurológica.

A afasia pode então afetar vários aspetos e apresentar os seguintes sintomas:

Expressão: fica mais difícil falar, por se dizerem palavras erradas, ou trocarem sons, ou terem um discurso impercetível. Do mesmo modo com que o leitor fez a ligação aos Santos Populares, uma pessoa com afasia poderia estabelecer a mesma ligação e querer dizê-lo, mas não o conseguir expressar.

Compreensão: entender aquilo que lhe é dito pode ser um desafio. Quando viajamos para um país estrangeiro e não conhecemos a língua daquele país, sentimos dificuldade em comunicar, pela incapacidade em descodificar o que nos é dito. No entanto conseguimos ouvir o que nos dizem, saberíamos o que dizer, caso tivéssemos compreendido a frase, mas torna-se praticamente impossível, se não tivermos outros recursos. O mesmo poderá ser sentido pela pessoa com afasia quando ouve a sua língua materna.

Leitura e Escrita: estas capacidades podem sofrer alterações e impactar a autonomia da pessoa com afasia.

Gestos: a forma como a pessoa descodifica o significado de um gesto ou a capacidade que tem em fazê-lo pode estar afetada.

É importante salientar que a intelectualidade da pessoa não é afetada diretamente pela afasia, no entanto em alguns casos podem estar associadas alterações de processos cognitivos, como por exemplo dificuldades de memória ou atenção, que prejudiquem também a capacidade comunicativa.

A afasia tem um impacto significativo na vida da pessoa que a adquiriu, bem como nas suas atividades diárias, no trabalho, nas relações sociais e até na inclusão na comunidade, onde sempre se sentiu integrado. Com o objetivo de minimizar o impacto da afasia é importante o acompanhamento por profissionais experientes nesta área, como o Terapeuta da Fala e o Neuropsicólogo, aos quais pode aceder através da Fisiolar.

Para mais informações sobre a avaliação neuro psicológica leia aqui o nosso artigo.

Agora já sabe: Junho é o mês da Afasia, da sua sensibilização e do envolvimento da comunidade nesta condição, que é difícil, mas que será mais fácil quanto mais despertos e conscientes formos na comunicação com os outros.


Fontes Bibliográficas:

  • Instituto Português da Afasia (n.d.). https://ipafasia.pt/afasia/
  • American Speech-Language-Hearing Association (n.d.). https://www.asha.org/practice-portal/clinical-topics/aphasia/
Classifique este blog:
12
Vantagens da Videoconsulta de Terapia da Fala
O meu filho ainda não sabe ler...

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.