Fisiolar é a escolha do consumidor
Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

Torcicolo Congénito - O que é e como se trata?

​O torcicolo congénito é uma retração unilateral do músculo esternocleidomastoideu, que se caracteriza pela posição de flexão com inclinação lateral da cabeça para o ombro homolateral e pela rotação da cervical para o lado contralateral. Em muitos casos pode verificar-se a apresentação de um nódulo fibroso no seu ventre muscular. É uma patologia que é detetada ao nascimento ou logo após o nascimento. 




Incidência e Etiologia

É uma patologia relativamente comum, a sua incidência varia de 0,3% a 1,9% dos recém-nascidos, sendo que a origem do torcicolo pode ser por má posição fetal, isquémia muscular, pressão intrauterina inadequada ou causa desconhecida. A maioria dos torcicolos musculares congénitos resolve com tratamento conservador.


Tratamento

O tratamento conservador inclui protocolos de fisioterapia, que variam segundo os autores, mas que na generalidade incluem exercícios de estiramento ativos e passivos, posicionamentos, estimulação auditiva, visual e cutânea. O objetivo da intervenção em fisioterapia é diminuir as retrações musculares, resolver as limitações de movimento, promover um alongamento simétrico, aumentar a elasticidade das estruturas retraídas, ativar a musculatura envolvente, facilitar a integração dos movimentos no esquema corporal e evitar sequelas. Há casos em que pode existir indicação para tratamento cirúrgico.


Ensino aos pais

​É igualmente feito pelo fisioterapeuta o ensino aos pais/cuidadores relativamente ao posicionamento e exercícios que podem ser realizados. O diagnóstico e tratamento precoce do torcicolo congénito, assim como a participação dos cuidadores em todo o processo terapêutico, é fundamental para uma reabilitação mais eficaz.

Classifique este blog:
12
Prótese Total do Joelho e a Intervenção do Fisiote...
A importância da valorização e avaliação da dor no...

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.