A bronquiolite é uma infeção respiratória causada por um vírus - o vírus mais comum é o VSR, vírus sinsicial respiratório - que afeta as pequenas vias aéreas (bronquíolos), obstruindo-as. É uma patologia sobretudo sazonal, estando associada principalmente aos meses de Inverno, embora se entenda aos meses vizinhos.
A população pediátrica mais atingida por este vírus são as crianças até aos 2 anos, sendo que a maior incidência ocorre entre o primeiro e sexto mês de vida.
Sintomatologia
Numa fase inicial os sintomas são semelhantes aos de uma constipação: tosse, febre baixa e olhos lacrimejantes. Posteriormente os sintomas podem piorar, surgindo pieira e sinais de dificuldade respiratória: taquipneia (respiração rápida), tiragem (covinhas entre as costelas) e adejo nasal (abertura das asas do nariz) paralelamente pode existir diminuição do apetite, recusa alimentar e febre.
Tratamento
O que os pais podem fazer para ajudar?
Cinesioterapia Respiratória
A cinesioterapia respiratória consiste num conjunto de técnicas terapêuticas manuais, realizadas por profissionais especialistas na área, que visam a recuperação da função respiratória, através da drenagem de secreções. As manobras não são invasivas e os resultados são praticamente imediatos, com a melhoria significativa da sintomatologia.
Quando consultar um médico?
Se a criança apresentar febre elevada, alteração do estado geral, prostração, tosse persistente por mais de 3 semanas, episódios de tosse que provoquem asfixia, agravamento dos sinais de dificuldade respiratória (taquipneia, apneia, tiragem, adejo nasal), cianose (cor mais pálida ou azulada da pele, lábios e unhas) e vómitos.
Contágio e prevenção
As bronquiolites são altamente contagiosas, fazendo-se o contágio através do contacto com as secreções respiratórias contaminadas: seja diretamente através da inalação dos aerossóis produzidos na tosse, seja através das mãos que contenham secreções contaminadas.
Por estes motivos, é determinante para diminuir o risco de infeções evitar locais com aglomerados de pessoas como, infantários, parques infantis, supermercados ou centros comerciais, bem como a lavagem das mãos, antes e depois de lidar com as crianças.