Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

A Consulta de Psicologia no Domicílio

A consulta psicológica no domicílio é uma modalidade que permite ajudar o cliente quando existem dificuldades na mobilidade, seja física ou devido a fatores externos – indisponibilidade de meios e/ou de tempo para se deslocar até um gabinete ou clínica –, ou quando tem que estar em casa devido a outras situações, por exemplo, ser cuidador de alguém doente ou incapacitado. Além disso, no campo da Psicologia, pode ser indicada em casos nos quais o cliente se vê impedido de sair de casa devido às próprias dificuldades psicológicas que apresenta, como casos extremos de ansiedade ou depressão. 


Permite também uma interação mais pessoal e próxima do que a que se consegue ter através das consultas mediadas por telefone, email, chat ou videoconferência. Para além do conforto para o cliente ao não ser necessário deslocar-se, outra vantagem da consulta psicológica no domicílio relaciona-se com a possibilidade de o psicólogo observar o contexto em que vive o cliente e daí recolher informação importante para a avaliação e tratamento dos problemas. 


Existem todavia algumas limitações e regras a seguir, tanto da parte do psicólogo, como da parte do cliente, para que a intervenção se desenvolva da melhor forma possível. O espaço destinado às consultas deve ser tranquilo para que a comunicação entre o psicólogo e o cliente flua com discrição e confiança, e devem ser evitadas interrupções, seja de pessoas que entram ou saem do espaço, seja devido a telefones ou televisores ligados. O psicólogo, por seu turno, deve sempre respeitar o espaço da pessoa que o acolhe e seguir as normas éticas e deontológicas da profissão.

Classifique este blog:
5
Classificação dos Recém-nascidos
As Perturbações do Humor

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.