Fisiolar é a escolha do consumidor
Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

Os homens também têm tiroide

O título deste artigo serve de chamada de atenção para os homens, porque certos temas relacionados com a saúde são demasiadamente associados às mulheres, o que pode levar a um certo "descuido" na prevenção dos mesmos pelo sexo masculino. Sim, os homens também podem ter cancro da mama e também têm tiroide que deve ser vigiada. Qualquer mulher em idade fértil quando vai fazer análises de rotina prescritas pelo médico tem sempre no rol pelo menos uma análise à tiroide, já os homens não… e porquê? Também não sei responder, mas vou aqui relatar uma história real de um homem a quem tardou em chegar o diagnóstico de uma patologia da tiroide.

O J. andava com tosse, sentia-se cansado e perdia peso, foi a uma urgência de um hospital privado onde lhe foi diagnosticada uma pneumonia atípica, receitaram-lhe antibiótico e anti-inflamatório mas a febre teimava em não passar. Da consulta de urgência foi encaminhado para uma consulta de acompanhamento na especialidade de Medicina Geral. A médica que o seguia mostrou preocupação, pois a pneumonia parecia resolvida, mas a perda de peso continuava e as análises revelavam sinais de infeção, pelo que o prognóstico poderia ser mais complicado e foram feitos mais exames, desta vez ao estômago e intestino. A ansiedade do J. era grande, com receio de que fosse algo de mau no intestino. Feitos os exames os resultados vieram normais, estava tudo bem. Mais análises e os valores de infeção pareciam estar a baixar.

O J. ficou mais descansado mas no entanto continuava a não se sentir em forma, sentia-se um pouco deprimido e com a cabeça sempre a mil à hora. Entretanto, como andava com dores no ombro de uma lesão, o ortopedista pediu-lhe que fosse fazer uma ecografia. Foi neste exame que tudo começou. A médica que realizava a eco disse-lhe que o ombro tinha uma lesão mas que o que a preocupava mesmo era a tiroide pois estava carregada de nódulos. Novo embate, consulta de urgência na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, que o encaminha para cintigrafia de urgência e análises à tiroide, finalmente!

O diagnóstico não era bom, mas pelo menos depois de 4 meses havia uma explicação para a perda de peso e alteração de humor. Hipertiroidismo e doença de Graves - uma doença autoimune da tiroide e ainda um "nódulo frio" que só vai poder ser explorado através de uma biópsia quando os valores da tiroide estiverem estabilizados. Foi encaminhado para a especialidade de Endocrinologia e iniciou de imediato a medicação para regular o excesso de hormonas que estavam a ser produzidas, em conjunto com uma medicação para o coração, pois é muito comum haver patologias cardíacas associadas ai hipertiroidismo. Neste momento tem acompanhamento mensal nesta especialidade e está melhor, recuperou o peso perdido e lentamente os valores da tiroide vão começando a diminuir.

Tudo isto poderia ter sido antecipado quando fez um batalhão de análises pós-pneumonia em que nem uma análise à tiroide foi pedida, fica o alerta e na próxima consulta de rotina peça ao seu médico para fazer também esta análise.

Classifique este blog:
10
Aprender a Ler e Escrever
De coração partido

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.