Quais os EPI´s que podemos encontrar?
Bata ou Fato; Máscara; Proteção ocular – óculos ou viseira; Luvas; Cobre-botas; Touca e Cógula.
Qual a sua importância?
Os EPI´s , tal como o nome indica, servem para proteger o profissional. A sua escolha deve, sempre, ter em conta o contexto, as atividades a realizar e o distanciamento/proximidade ao cliente.
Em contexto de domicílio, um ambiente potencialmente de risco, poderemos optar, idealmente, por utilizar uma bata (com abertura atrás, descartável, impermeável/resistente a fluidos, de manga comprida e que vá até abaixo do joelho), touca, máscara, proteção ocular, luvas e cobre-botas (se não estiver a usar calçado dedicável e não higienizável). O cliente deverá sempre usar a máscara, durante todo o contacto - a menos que a atividade não o permita. Nesse caso, devemos rever o EPI do profissional, nomeadamente o tipo de máscara a utilizar.
Existem dois aspetos imprescindíveis a ter em conta, na utilização dos EPI´s. O primeiro é o seu uso racional, já que o uso indevido é determinante de ausência de sustentabilidade da provisão destes recursos. O segundo é o cuidado ao retirar o equipamento, devendo sempre respeitar a seguinte ordem:
1º desinfetar as luvas
2º retirar a proteção ocular (de trás para a frente)
3º desinfetar as luvas
4º retirar a bata e as luvas (de trás para a frente)
5º desinfetar as mãos
6º colocar novo par de luvas
7º retirar cobre-botas (pela parte interior- se tocar no exterior, desinfetar as luvas)
8º retirar a touca e a máscara (num movimento único, de trás para a frente)
9º retirar as luvas
10º higienizar as mãos e os braços
Todo o material deverá ser descartado, à exceção da proteção ocular, que poderá ser novamente utilizada, após devidamente desinfetada.
Porque com o uso adequado dos EPI´s conseguimos promover a segurança. A segurança necessária para devidamente cuidar.
Bibliografia: Norma nº 007/2020 de 29/03/2020, Direção-Geral da Saúde (DGS)