Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

A Importância da Humanização no Sistema de Saúde

​Devido ao aumento de doenças crónicas e não só, a humanização no sistema de saúde é um tema actual. A humanização da saúde significa o respeito e conforto à pessoa humana e na criação de boas práticas. 

"A prioridade com a saúde passou a ser preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS) após a 1º Guerra Mundial. Em 1946, a ONU proclamou a sua constituição à nível internacional, pela primeira vez, a saúde como direito humano e posteriormente a partir da proclamação da Declaração dos Direitos Humanos em 1948" (Goulart & Chiari, 2010). 


A preocupação com a humanização dos serviços de saúde em Portugal

A necessidade de uma intervenção mais humanizada no atendimento prestados nos cuidados de saúde pelo serviço de saúde português e com a promoção da qualidade de atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foi criado o programa "Humanização, acesso e atendimento no Serviço Nacional de Saúde", aprovado pelo Despacho n.0 19204/2001 de 13 de Setembro (Teixeira, 2009).

Foi criado no Plano Nacional de Saúde (PNS) 2004/2010 um capítulo de Qualidade em Saúde, em que há uma preocupação na orientação de estratégias à Humanização dos Serviços, propondo um novo enquadramento legal ao acesso à humanização dos serviços, da diversidade étnica à religiosa, investindo na formação dos membros das Comissões de Ética e revitalizando a Comissão Nacional de Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde.

As redes privadas de saúde também se preocupam com a humanização nos serviços através de protocolos e programas de atendimento na contribuição da melhora do doente. O conceito de humanização está ligado diretamente com a forma de atendimento ao utente assim como o ambiente em que é prestado o atendimento, como cuidados com a luz, sons, ruídos, cuidados com artefactos, respeito com a privacidade e descanso do utente, entre outros fatores (Lahóz, A.L.C. et al. 2009).


1- Lahóz,A.L.C., Nicolau, C.M., Paula,L.C.S., Juliane, R.C.T.P. (2009) Fisioterapia em UTI Pediátrica e Neonatal. Instituto da Criança- Hospital de Clínicas. FMUSP.

2 -Goulart, B. N., & Chiari, B. M. (2010). Humanização das Práticas do Profissional de Saúde - Contribuições para reflexão. Temas Livres , pp. 255-268.

3- Saúde, M. d. (2004). Plano Nacional de Saúde. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde.

4- Saúde, M. (2004). Relatório Final da Oficina HumanizaSUS. Brasil: Brasília.

5-Teixeira, M. Z. (2009). Possíveis contribuições do modelo homeopático à humanização da formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica , pp. 454-463.

Classifique este blog:
11
A Paralisia Obstétrica e o Papel da Fisioterapia
Classificação dos Recém-nascidos
 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.