Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

A Avaliação Neuropsicológica

O envelhecimento cerebral é uma situação normal decorrente do próprio envelhecimento, mas devemos estar atentos a alguns sinais, designados por alterações neurológicas, que impliquem o normal funcionamento no dia-a-dia. É muito importante prestar atenção a sintomas que não costumávamos sentir e que denotam uma alteração na qualidade de vida.

As alterações neurológicas podem ser lapsos de memória, dores de cabeça, dores musculares, alterações ao nível dos órgãos dos sentidos, problemas de sono, alterações na compreensão escrita e falada entre outros.


A avaliação neuropsicológica avalia as funções cognitivas, emocionais e de comportamento, o que permite chegar a um diagnóstico e perceber o que está a comprometer o normal funcionamento do paciente.


Nas sessões de avaliação neuropsicológica, o neuropsicólogo avalia, através de testes padronizados, o funcionamento cerebral e emocional, nas áreas da memória, cálculo, fluência verbal, abstração, preensão motora, organização viso-espacial e construção frásica. Avaliam-se também as limitações existentes e o estado emocional do paciente.

Após a interpretação dos resultados dos testes, é feito um diagnóstico e averigua-se a necessidade ou não do paciente fazer sessões de estimulação cognitiva.

Classifique este blog:
11
A Lombalgia ‘Inespecífica’ e a Intervenção Fisiote...
Porque custa tanto pedir ajuda?

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.