Que fatores contribuem para o aparecimento de disfunções dos músculos do pavimento pélvico?
As alterações hormonais, fisiológicas e biomecânicas próprias da gravidez, o aumento do peso da grávida, peso do bebé, tipo de parto e os procedimentos obstétricos (parto instrumentalizado ou realização de episiotomia) com a eventual ocorrência de trauma a nível do tecido muscular, conjuntivo, nervoso ou vascular, são fatores que contribuem para o aparecimento de disfunções do pavimento pélvico no pós-parto.
Como é que a Fisioterapia Uroginecológica pode ajudar no pós-parto?
A Fisioterapia Uroginecológica pode contribuir para melhorar a consciencialização das estruturas nomeadamente dos músculos do pavimento pélvico e da sua capacidade de relaxamento e contração, reduzir desconfortos, melhorar a mobilidade articular, corrigir posturas. Por sua vez, irá contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da mulher tanto nos aspetos físicos como emocionais, melhorando a sua autoestima e sensação de bem-estar que muito impacto têm nas suas relações familiares e na disponibilidade para cuidar do seu bebé, bem como nas relações pessoais e profissionais.
Que técnicas se utilizam?
- Perdas de urina (seja no contexto da realização de esforços ou de urgência urinária)
- Frequência e/ou urgência urinária
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; hesitação; fluxo urinário diminuído
- Infeções urinárias de repetição
- Dor ao urinar
- Dor nas relações sexuais
- Perda de fezes e/ou gases
- Obstipação e/ou episódios diarreicos
- Dor a defecar
- Sensação de peso/pressão vaginal
- Dor abdominal, lombalgia e coccigodinia
- Dor na cicatriz da episiotomia ou cesariana
- Presença de diástase abdominal
Em que situação deve ser feito um diagnóstico/consulta de avaliação? Apenas após um parto normal?
As consultas de avaliação pode/devem ser feitas após qualquer tipo de parto quer seja vaginal ou cesariana. É importante perceber como se encontram as estruturas envolvidas na cavidade abdominal e pélvica, bem como o seu impacto no funcionamento dos sistemas urinário, intestinal e sexual e os possíveis desconfortos existentes nesta fase da vida mulher e o seu impacto na qualidade de vida.
Que outros exercícios/hábitos devem ser adotados para além da Fisioterapia Uroginecológica no pós-parto?
Uma dieta saudável, uma boa ingestão hídrica e uma boa higiene de sono. Praticar exercício físico regular: mobilidade, relaxamento, estabilidade, fortalecimento muscular, exercícios respiratórios e posturais, entre outros.