Fisiolar é a escolha do consumidor
Todo País

Continente e Ilhas

Todo o Ano

Em horário alargado

Fale connosco

212 841 984

PALAVRAS COM CUIDADO

Aqui vamos falar de saúde mas também vamos partilhar histórias de coragem, experiências de superação, muitas dicas de bem-estar. Vamos trocar por miúdos terminologias médicas e descomplicar temas, vamos abordar a vida que acontece e lembrar vidas que aconteceram. Aqui as palavras são escritas com o cuidado que merece.

Sabe a importância da fisioterapia respiratória?

Nos últimos anos tem-se notado que, felizmente, a fisioterapia respiratória vai sendo cada vez mais conhecida pela população em geral e a sua importância também vai sendo cada vez mais reconhecida. A fisioterapia respiratória, como o nome indica, diz respeito à intervenção do fisioterapeuta nas condições do foro respiratório, havendo ou não doença instalada, focando os cuidados na prevenção, tratamento e reabilitação.

A fisioterapia respiratória tem como objetivos a melhoria dos sintomas respiratórios, que podem ser dor, falta de ar (dispneia), ou cansaço; a limpeza das vias aéreas, a melhoria das trocas gasosas, o aumento da força muscular, o aumento da capacidade funcional e da capacidade para o exercício. Também fazem parte dos objetivos da intervenção nesta área o aumento da eficácia dos pacientes na gestão da doença e no autocuidado, a prevenção de infeções respiratórias, a melhoria dos níveis de atividade física e a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Como é que o fisioterapeuta atua para alcançar estes objetivos? Através da utilização de diferentes técnicas, tais como por exemplo as de controlo respiratório, de limpeza das vias aéreas, de ventilação não-invasiva, posicionamento, mobilização articular, treino de força e de resistência. Igualmente importante é todo o trabalho de ensino, quer dos pacientes, quer dos seus cuidadores, que deve ser feito em paralelo.

No que respeita às condições do foro respiratório em que a intervenção do fisioterapeuta pode ser benéfica, a evidência indica-nos que em casos de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), doenças neuromusculares, bronquiectasias, asma, fibrose quística, doenças do interstício, sequelas de tuberculose, doentes com cancro do pulmão, transplantados pulmonares, entre outras. Mais recentemente, a fisioterapia respiratória também demonstrou ser útil na recuperação das sequelas da COVID-19.

Como é possível constatar, a fisioterapia respiratória é uma intervenção não farmacológica efetiva, fundamental na prevenção e tratamento de doenças respiratórias crónicas, pois promove a redução de sintomas e a melhoria da função respiratória, traduzindo-se no aumento da qualidade de vida dos doentes respiratórios.

Classifique este blog:
12
Gamificação na Terapia da Fala
A Fisioterapia Uroginecológica no pós-parto?

Related Artigos

 

© Fisiolar - Todos os direitos reservados.