Traumatismo Cranioencefálico
- Enciclopédia da Saúde
O traumatismo cranioencefálico (TCE) consiste numa lesão física do tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral.
Classificação do Traumatismo Cranioencefálico
Pode ser classificado como leve, moderado ou grave, de acordo com a escala de Glasgow.
O leve geralmente não requer tratamento específico, mas pode ser necessário observação em casa ou no hospital por algumas horas ou dias.
O TCE moderado pode ser necessário internamento hospitalar para monitorização dos sintomas e prevenção de complicações, sendo que alguns pacientes podem precisar de cirurgia para aliviar a pressão intracraniana ou remover coágulos sanguíneos.
Tratamento do Traumatismo Cranioencefálico
O traumatismo grave requer cuidados intensivos, pois os pacientes podem precisar de entubação para respirarem, medicação para controlar a pressão intracraniana e cirurgia para remover partes do crânio ou aliviar a pressão intracraniana.
O tratamento depende da gravidade do trauma e dos sintomas apresentados pelo paciente e pode incluir:
- Medicação para controlar a dor e reduzir a inflamação cerebral;
- Fisioterapia, terapia ocupacional ou terapia da fala para ajudar na recuperação e reabilitação;
- Ajuda psicológica para tratamento de ansiedade e/ou depressão.
- Cuidados de enfermagem, incluindo monitorização da pressão arterial, frequência cardíaca, respiração e nível de consciência;
- Aconselhamento nutricional para garantir que o paciente está a ter uma nutrição adequada para ajudar na recuperação.
A abordagem do paciente com TCE deve ser feita por uma equipa multidisciplinar, que inclua médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, nutricionistas e psicólogos. O objetivo é minimizar os danos cerebrais e ajudar o paciente a recuperar as funções que foram afetadas pelo traumatismo.
Fisiolar
Saúde e Apoio Domiciliário