Enfisema Pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença pulmonar crónica, caracterizada pelo dano dos alvéolos (pequenos sacos de ar) dos pulmões, que leva a uma perda de elasticidade e diminuição da capacidade de troca de gases, afetando a capacidade de respirar adequadamente. O dano é geralmente causado pelo tabagismo e pela exposição a poluentes do ar, produtos químicos industriais ou poeira.

O enfisema pulmonar faz parte da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), juntamente com a bronquite crónica. A DPOC é caracterizada pela diminuição do fluxo de ar nos pulmões, o que dificulta a respiração. No caso específico do enfisema, os alvéolos ficam danificados e perdem a sua elasticidade. Isso faz com que se expandam durante a inspiração, mas tenham dificuldade em voltar ao tamanho normal durante a expiração. Como resultado, a capacidade pulmonar efetiva diminui e os pacientes sentem dificuldade em expelir o ar, levando a uma sensação de falta de ar.

Os sintomas do enfisema pulmonar incluem falta de ar, tosse crónica, produção excessiva de secreções, pieira, sensação de aperto no peito e fadiga.

O diagnóstico do enfisema pulmonar geralmente envolve exames médicos, como radiografias torácicas, tomografias computadorizadas e testes de função pulmonar para avaliar a capacidade pulmonar e a eficiência nas trocas gasosas.

Não há cura para o enfisema pulmonar. O tratamento visa aliviar os sintomas, abrandar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida, podendo ser longo e devendo ser individualizado, tendo em conta a idade, sintomas e estado do paciente. É importante seguir as orientações médicas e manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e atividade física regular.