A Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória, o pensamento e a linguagem. É a causa mais comum de demência em pessoas idosas e afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença de Alzheimer geralmente começam com pequenas falhas na memória, como esquecer onde as coisas estão ou ter dificuldade em lembrar-se de eventos recentes. À medida que a doença progride os sintomas pioram e em estados mais avançados da doença podem incluir dificuldade em comunicar, problemas de raciocínio, mudanças de humor e comportamento, perda de memória a longo prazo e dificuldade em realizar atividades diárias como vestir-se ou alimentar-se.

Qual a causa?

A doença de Alzheimer é causada pela morte das células cerebrais, o que leva a uma diminuição na produção de neurotransmissores, como a acetilcolina, que é importante para a memória e o pensamento. As causas exatas da doença de Alzheimer ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais possa contribuir para o desenvolvimento da doença.

Existe cura?

Infelizmente não há cura para a doença de Alzheimer, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com esta patologia. O acompanhamento da doença poderá ser farmacológico e tem como objetivo atrasar e controlar a progressão da doença, mas também através de terapias que ajudem a manter a qualidade de vida e a autonomia do paciente. As principais valências que atuam no controlo dos sintomas da doença de Alzheimer são a terapia ocupacional, a neuropsicologia, a fisioterapia e a terapia da fala.