A Importância da Lavagem Nasal
- Blog
1 - Como fazer corretamente uma lavagem nasal?
A lavagem nasal deve ser feita com o bebé sentado ao colo ou, no caso de uma criança mais velha, em pé junto de um lavatório. Durante a lavagem nasal deve haver o cuidado de inclinar o(a) bebé/criança para a frente, rodar a cabeça para o lado da narina a ser lavada e inclinar para o lado oposto. No caso de fazer a lavagem nasal em frente ao lavatório é importante que a criança olhe para o sítio onde irá cair o soro após a lavagem. Finalmente, a lavagem deve ser realizada o número de vezes necessário até só sair o soro de ambas as narinas.
2 - Quando deve ser feita ?
Sempre que houver obstrução nasal ou sinais de início de obstrução nasal.
A partir do momento que não existe mais obstrução, não será necessário, uma vez que a lavagem nasal contínua, sem necessidade, vai limpar também a própria mucosa protetora da via aérea, e, consequentemente, provocar irritação da mesma.
3 - A partir de que idade se pode fazer?
A partir do primeiro dia de vida. Sempre com os devidos cuidados, sem pressão excessiva, com recurso a seringas com adaptadores e com um fluxo contínuo de soro.
4 - É um procedimento doloroso?
Não é um procedimento doloroso, no entanto não deixa de ser desconfortável para bebés e crianças.
5 - Em que situações não se deve fazer lavagem nasal?
Desvio do septo, diagnóstico de otite (durante a fase aguda), disfunções do foro glossofaríngeo.
6 - Porque é importante fazer lavagem nasal?
A lavagem nasal é uma estratégia de tratamento que pode ser usada na fisioterapia respiratória pediátrica, importante para a mobilização e eliminação das secreções, que pode ser ensinada aos pais de bebés e crianças, com o objetivo de prevenir a acumulação de secreções e possíveis consequências da mesma, como bronquiolites, pneumonias e infecções respiratórias.
Joana Rodrigues
Olá, o meu nome é Joana Rodrigues, tenho 28 anos e sou natural da região da Venda do Pinheiro (Mafra).
Sou fisioterapeuta desde 2018 e nos últimos 2 anos especializei-me na área de fisioterapia respiratória pediátrica.
Ajudar bebés com dificuldades respiratórias e consequentemente os seus pais foi uma paixão que tem vindo a aumentar ao longo do tempo, sinto que é muito gratificante o trabalho do fisioterapeuta, nesta área em específico, e ver a alegria, ainda que apenas no final das sessões, na cara dos nossos pequenotes. Outros apenas nos querem ver fora de casa!
Espero poder continuar a ajudar os narizes e pulmões dos vossos pequenotes!