A Importância da Humanização no Sistema de Saúde
Devido ao aumento de doenças crónicas e não só, a humanização no sistema de saúde é um tema actual e de extrema importância. A humanização da saúde significa o respeito e conforto à pessoa humana e na criação de boas práticas.
“A prioridade com a saúde passou a ser preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS) após a 1º Guerra Mundial. Em 1946, a ONU proclamou a sua constituição à nível internacional, pela primeira vez, a saúde como direito humano e posteriormente a partir da proclamação da Declaração dos Direitos Humanos em 1948” (Goulart & Chiari, 2010).
A preocupação e importância da humanização no sistema de saúde em Portugal
1- Lahóz,A.L.C., Nicolau, C.M., Paula,L.C.S., Juliane, R.C.T.P. (2009) Fisioterapia em UTI Pediátrica e Neonatal. Instituto da Criança- Hospital de Clínicas. FMUSP.
2 -Goulart, B. N., & Chiari, B. M. (2010). Humanização das Práticas do Profissional de Saúde – Contribuições para reflexão. Temas Livres , pp. 255-268.
3- Saúde, M. d. (2004). Plano Nacional de Saúde. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde.
4- Saúde, M. (2004). Relatório Final da Oficina HumanizaSUS. Brasil: Brasília.
5-Teixeira, M. Z. (2009). Possíveis contribuições do modelo homeopático à humanização da formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica , pp. 454-463.